quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Maneiras de Armazenar

Com alho: pegar a garrafa limpa e bem seca colocar 4 dedos de grãos, dar batidinhas para poder assentar bem. Colocar no meio 2 dentes de alho inteiros ( sem rachaduras e com casca), colocar novamente 4 dedos de grãos e ir repetindo o processo até encher a garrafa até o gargalo, sem deixar espaços vazios entre os grãos e a tampa. Tampar e passar 3 voltar de fita crepe na tampa. Colocar a data do armazenamento. A duração media é de 2 anos.


A vácuo: coloca-se o cereal na vasilha escolhida até faltar 5cm para enche-la totalmente. A seguir faz-se uma conchinha com um pedaço de papel alumínio com um chumaço de algodão no centro, embebido em álcool. Coloca-se a conchinha preparada dentro do vasilhame. Põe-se fogo no algodão e tampa-se imediatamente a lata, vidro ou plástico. O fogo consumirá todo o oxigênio no interior do recipiente. Pincela-se seguir a parafina derretida nas bordas da tampa da lata. Se for recipiente de rosca, passa-se várias voltas de fita crepe ao redor da rosca, dispensando-se o uso da parafina.

Gelo seco: dentro do vasilhame, coloque uma pequena porção de grãos (até atingir uns 5cm de altura do vasilhame) coloque uma colher de gelo seco para cada quilo de grão, até 10k. Para mais de 10k de grão, a quantidade de gelo será sempre 10 colheres, em seguida feche a tampa sem pressioná-la, por 5 a 6 horas. A seguir, pressione fortemente a tampa e sele as bordas com parafina. Caso a tampa seja de atarrachar, feche bem o lacre com fita adesiva. O gelo seco pode ser adquirido em casas especializadas.

Com óleo: Para cada quilo de grão, deve ser misturado mexendo-se muito bem, 5ml (uma colher de sopa) de óleo vegetal comestível. Isso impede o crescimento de insetos nos grãos, mas não impede que eles brotem se forem plantados. Pode ser usado qualquer tipo de óleo comestível. Os grãos ficam bonitos e brilhantes depois de tratados. Devem então ser fechados em recipientes bem tampados (hermeticamente fechados).

Nenhum comentário: